O que é Benchmarking

O benchmarking é uma estratégia de melhoria baseada na investigação de produtos ou serviços similares e a melhoria dos pontos fracos destes.

Em tradução livre, pode ser traduzido como “ponto de referência”, pois o ponto de partida é sempre a verificação das melhores práticas dos concorrentes ou de similares.

Existem três tipos principais de benchmarking:

  • O competitivo, que está relacionado com os processos e gestão de empresas concorrentes.
  • O genérico ou funcional, que consiste na comparação de parâmetros da funcionalidade das empresas, em aspectos como o tempo que um determinado produto demora a chegar ao cliente, desde que foi requisitado.
  • O interno, que é tomar como referência as práticas e processos de outros setores dentro da própria empresa, e tentar apropriá-los ou melhorá-los para outros setores. No âmbito interno, o benchmarking favorece a própria empresa, uma vez que não precisa ter custos com pesquisas externas, e é um processo mais fácil de ser executado.

O benchmarking é um processo de melhoria e superação da marca comparada, não deve ser um processo de cópia ou espionagem industrial.

O Benchmarking é:

  • um processo contínuo e estruturado;
  • uma pesquisa por informação;
  • um processo de aprendizagem;
  • tem foco na oportunidade de melhoria;
  • uma análise de processos;
  • uma ferramenta de gestão.

O Benchmarking é:

  • um ato isolado;
  • um manual de instrução;
  • uma cópia;
  • uma reinvenção;
  • um levantamento de fatos.

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