O benchmarking é uma estratégia de melhoria baseada na investigação de produtos ou serviços similares e a melhoria dos pontos fracos destes.
Em tradução livre, pode ser traduzido como “ponto de referência”, pois o ponto de partida é sempre a verificação das melhores práticas dos concorrentes ou de similares.
Existem três tipos principais de benchmarking:
- O competitivo, que está relacionado com os processos e gestão de empresas concorrentes.
- O genérico ou funcional, que consiste na comparação de parâmetros da funcionalidade das empresas, em aspectos como o tempo que um determinado produto demora a chegar ao cliente, desde que foi requisitado.
- O interno, que é tomar como referência as práticas e processos de outros setores dentro da própria empresa, e tentar apropriá-los ou melhorá-los para outros setores. No âmbito interno, o benchmarking favorece a própria empresa, uma vez que não precisa ter custos com pesquisas externas, e é um processo mais fácil de ser executado.
O benchmarking é um processo de melhoria e superação da marca comparada, não deve ser um processo de cópia ou espionagem industrial.
O Benchmarking é:
- um processo contínuo e estruturado;
- uma pesquisa por informação;
- um processo de aprendizagem;
- tem foco na oportunidade de melhoria;
- uma análise de processos;
- uma ferramenta de gestão.
O Benchmarking é:
- um ato isolado;
- um manual de instrução;
- uma cópia;
- uma reinvenção;
- um levantamento de fatos.